Autoridades do governo chileno e empresas privadas inauguraram nesta
terça-feira a primeira planta integrada para produzir e-combustíveis limpos à
base de hidrogênio verde (H2) no mundo, no que qualificaram como o nascimento
de uma “nova indústria” em nível global.
Em cerimônia com a presença do ministro de Energia do Chile e executivos
da HIF Global, Porsche, Enel Green Power e Siemens Energy , os executivos
ativaram a planta de demonstração Haru Oni , localizada na cidade de Punta
Arenas (extremo sul do Chile). , e então encheram o tanque de um carro Porsche
911 e o testaram no mesmo local.
“Hoje não estamos inaugurando uma fábrica. Estamos inaugurando o
nascimento de uma indústria, de um ecossistema que nos levará ao século XXII.
Hoje damos um passo rumo ao futuro, que é responsabilidade de todos”, disse
César Norton, presidente da empresa proprietária da usina, a HIF Global.
A fábrica, cuja construção começou em setembro de 2021, custou cerca de
74 milhões de dólares e pode produzir e-gasolina para carros, e-aviation fuel
(SAF) e e-liquefied gas.
Chamada de Haru Oni, a planta combina energia elétrica, água e CO2 para
gerar e-Metanol e, por fim, gasolina neutra em carbono a partir da
eletricidade. Por isso mesmo, os combustíveis gerados são chamados de eletro
combustíveis ou combustíveis elétricos (e-Fuels).
Como os e-combustíveis são produzidos
Uma turbina eólica que gera 3,4 megawatts de eletricidade fornece a
energia necessária para o processo de eletrólise da água por meio do qual é
produzido o H2 verde, que, combinado com o CO2 captado do ar, dá origem aos
e-fuels.
Por meio de processos adicionais, são produzidos e-gasolina, SAF e gás
liquefeito eletrônico. A planta deve produzir 350 toneladas de e-metanol por
ano e 130.000 litros de e-gasolina.
O objetivo é demonstrar o potencial comercial dos combustíveis à base de
H2 verde.
De referir que a e-gasolina produzida nesta fábrica pode ser utilizada
em qualquer veículo automóvel que utilize gasolina comum sem necessidade de
qualquer adaptação.
O excepcional potencial de geração de energia renovável da Patagônia fez
do local uma escolha natural para a implantação da instalação . Os fortes
ventos da região conseguem gerar cerca de três vezes mais energia do que o
possível na Europa. Toda a operação de Haru Oni tem certificação que comprova
que os combustíveis gerados na usina podem ser chamados de verdes.
“Essa gasolina sintética pode substituir 100% dos combustíveis fósseis
sem a necessidade de trocar os motores e a infraestrutura atuais. Isto
significa que esta solução é uma solução que podemos implementar a curto prazo.
Sair hoje é extremamente importante”, disse Norton.
“Hoje são os carros. Esperamos que em breve sejam os navios e os aviões.
Estamos orgulhosos de dar este passo em Punta Arenas e no Chile, porque no
Chile estamos na pole position da transição energética. Estamos no início da
corrida. Temos que vencer a corrida e temos que fazer isso juntos”, acrescentou
o executivo.
História de Diego
Ferron
https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/chile-inicia-produ%C3%A7%C3%A3o-de-gasolina-sem-petr%C3%B3leo-em-larga-escala/ar-AA15vzr3
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