Parabéns aos vencedores do 1º CAMPEONATO DE AVIÕES À ELÁSTICO DA D.E. REGISTRO – SP!
O Campeonato foi dirigido aos alunos dos Ensinos Fundamental e Médio que estivessem regularmente matriculados em escolas da rede pública ligadas a Diretoria de Ensino – Região de Registro, com o objetivo de despertar o interesse pela Física de forma lúdica.
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOAQUIM GOULART
Caio Severa
Gabriel Richerd David Dias
Rafael Da Silva Martins
Matheus Da Silva De Freitas
Manuella Lopes Cola
Warley Ramos Gomes
Prof ª Julia Radis Viccaro
Prof ª Vanessa Komine
Acesse o projeto: https://drive.google.com/file/d/1_nV5k47GKYoSSm3gkyiNpA-R-bSHGUZv/view
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Para a construção do avião foi utilizado placas de isopor (pratos de bolo) para a asas dianteiras e traseiras, um bastão fino para a base do avião, uma hélice e um elástico que irá servir como um tipo de motor do avião.
Para montagem foi utilizado como modelo um avião planador, foi necessária uma caneta esferográfica para marcar as medidas, tesouras, cola quente e supercola para fixar asas dianteiras e traseiras e réguas conforme a figura 1.
Figura 1- Materiais
O aeromodelo possui 380 milímetros de envergadura, a corda da asa possui 195 milímetros com inclinação de 110 milímetros possuindo 5° graus, comprimento de 420 milímetros conforme a figura 2 e 3 abaixo.
Tabela 1
ANÁLISE DOS DADOS E RESULTADOS
Poder analisar através dos dados obtidos na tabela 1 que o sétimo teste teve o menor número de voltas e maior distância alcançada de 9,60 metros, enquanto o quarto teste teve o maior número de voltas e menor distância marcando 5,40 metros.
Tal resultados podem ser explicados com alguns problemas como o atrito sofrido pela hélice durante o voo, e medidas não terem tanta exatidão como o tamanho das asas e inclinação e como consequência o avião em alguns testes não teve tanto alcance, ou seja, não passa tanto tem no ar voando para cima e para baixo.